O período de matrícula e ajuste de matrícula marca o início dos preparativos de um novo semestre e a disponibilização da oferta de disciplinas e da lotação de professores e salas é uma atividade realizada pelas coordenações de cursos de graduação antes do período de matrícula. Nos últimos semestres, a Coordenação do Curso de Letras tem divulgado as duas relações (ofertas e lotações) em conjunto. Contudo, este é um semestre cujo processo de matrícula difere de todos os anteriores e que merece atenção redobrada nos esclarecimentos que seguem para que todos possam compreender as mudanças e evitar possíveis transtornos.
A Universidade Estadual do Ceará, por meio de seu Departamento de Informática, implantou, em 2014.1, de forma definitiva, a caderneta eletrônica do professor (Professor On-line). A implantação agiliza o cruzamento de dados nos sistemas da Universidade e a divulgação das notas e das situações finais (com aprovação ou reprovação) para os estudantes. Mas precisamos ter em mente que toda mudança significativa tem seu período de adaptação e que esse é o período mais vulnerável ao aparecimento de problemas. Oficinas de capacitação foram realizadas com professores, calendários foram reformatados e vários recursos estiveram instáveis para garantir o mínimo possível de impacto em nossas atividades letivas.
Além da implantação do sistema digital de frequência e notas, o Curso de Letras está passando por um processo de transição que dará na implantação de um novo currículo. O "novíssimo currículo", como tem sido chamado, será implantado em 2015.1 e será melhor detalhado em atividades que serão realizadas através da parceria Coordenação de Letras e Centro Acadêmico de Letras. Para garantir que os estudantes do Curso de Letras já estejam familiarizados com as mudanças, além das atividades realizadas em parceria com o Centro Acadêmico, a Coordenação reestruturou a oferta de disciplinas de forma que sua nova disposição esteja semelhante à proposta pelo novíssimo currículo. Ou seja, o que ocorrerá em 2014.2 não é uma implantação do novíssimo currículo, mas uma preparação para a implantação que só deverá acontecer em 2015.1.
Assim, o Curso de Letras, o maior da Universidade Estadual do Ceará em número de alunos e habilitações, tem de lidar com dois grandes processos de adaptação não possuindo tempo hábil para a preparação da relação "lotação de professores e salas". Dessa forma, divulgamos, agora, a oferta de disciplinas para que o corpo discente tenha no que se basear para efetuar sua matrícula nos dias 25 e 26 de agosto. A Coordenação se compromete a divulgar as lotações tão logo elas estejam aptas a serem divulgadas.
Estudantes que migrarão para o novíssimo currículo
No ato da matrícula, haverá uma opção de mudança?
Não. Lembrem-se que esta não é a implantação do novíssimo currículo, mas um exercício de adaptação que a Coordenação está realizando. No entanto, ao estudante que já estiver disposto a migrar para o novíssimo currículo, a coordenação recomenda que ele não se matricule mais em Projetos Especiais e que, para os bacharelandos, que aguardem mais um semestre para cursar as disciplinas de Monografia I ou Monografia II.
Quais estudantes migrarão?
Todos os que estiverem entre os primeiro e sexto semestres ou que não tenham cursado três ou mais projetos até o semestre de 2014.2. Os estudantes que não estiverem dispostos a migrar, poderão permanecer no currículo 026 tendo a chance que encerrar o ciclo de seis projetos especiais até 2015.2, lembrando que apenas os Projetos Especiais VI, VII e VIII serão ofertados.
Clique aqui para mais informações sobre o novíssimo currículo.
Na tabela a seguir, verifique a habilitação no topo da página e atente-se para o Código de Matrícula, quem tem quatro dígitos.
OFERTA DE DISCIPLINAS 026 (MANHÃ E NOITE)
- Publicado em 23 de agosto, às 19h.