Alô, Letrista! Seja bem-vindx ao blog do Curso de Letras da UECE - Fortaleza! Avante?! Hoje é

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

É preciso saber a hora do ponto final

Fortaleza, 02/08/2017

Alô, pensantes! Dawton aqui.

O blog Letras na UECE foi lançado no dia 12 de outubro de 2012, quando eu estava no primeiro semestre da graduação. Intitulado, ingenuamente, como Diário de Cursos CH, o blog não demorou muito até ser fundamental para a comunicação interna do Curso de Letras da UECE (coordenação, centro acadêmico, programa de pós, laboratórios, colegiado etc.). Foi ficando cada vez mais obsoleto ter de ir até o CH para conferir oferta de disciplinas e lotação de professores ou para conseguir uma cópia do fluxograma ou da ficha de solicitação de contagem das horas complementares. O meu lugar de fala, nos idos de 2012, era de um estudante de graduação da UECE, bolsista da secretaria “da Letras”, futuro membro de uma gestão de CA e futuro bolsista de iniciação científica, ou seja, de alguém que, literalmente, vivia a UECE.

Assim, não era difícil dedicar horas para redigir ou digitalizar listas de concludentes, listas de oferta, listas de lotação, fluxogramas... Não era difícil pressionar o Departamento de Ensino e Graduação - DEG para a divulgação de informações importantes ou de conseguir antecipar a publicação de pautas que eram de utilidade pública para o curso direto da coordenação. Já em 2014, reconhecido institucionalmente como parte da rede de comunicação da Universidade Estadual do Ceará (ação que nunca vingou de fato), o blog já era uma das ferramentas mais importantes em processos básicos, como matrícula e acolhimento de novatos.

Quando dei por mim, estava à beira de me formar e sem saber como fazer para manter um projeto tão “massa” de pé. Vieram as tentativas: abertura do blog para colunistas, abertura do blog para montagem de equipe editorial voluntária, parceria com a coordenação para certificação de quem contribuísse com o projeto... Não fluiu. Então, de fevereiro de 2017 para cá, perto do quinto aniversário do Letras na UECE, percebi que ficou inviável ser o garoto do blog, ou, pelo menos, deste blog. Num lugar completamente diferente do de 2012, ainda sou estudante de graduação, mas não mais da estadual; ainda mexo com mídias sociais e comunicação, mas não mais voluntariamente ou como bolsista de permanência universitária. A verdade é que, como tudo na universidade, eu tive de crescer e o projeto, também, mas ambos para lados, por ora, opostos.

A ficha caiu com uma beletrista que, ao procurar o blog para esclarecer dúvidas, me lembrou dos tempos em que fomos (projeto e eu) mais úteis do que antes, mais “ponte entre estudantada e burocracias ueceanas” do que antes. Não posso ser medíocre à frente dessa equipe de um integrante só, pois isso não seria justo com o Letras na UECE, nem com os leitores, nem com a trajetória. É preciso, assim, saber que esta é a hora para um ponto final. Talvez seja um ponto e vírgula. Talvez reticências. Mas é uma pausa, sem dúvidas. É um espaço de tempo maior do que uma vírgula. É a chance que dou ao blog e a mim mesmo para que nos permitamos admirar novas iniciativas de comunicação que precisam surgir. Fica a síntese de links úteis em letrasnauece.blogspot.com, fica a página no Facebook como linha do tempo de tudo o que o projeto cobriu (facebook.com/letrasuece), fica o perfil no Instagram para eventuais reposts e divulgações pertinentes à área de Linguística, Letras e Artes (instagram.com/letrasuece). Fica o afeto, sempre.

É isso. Desculpem o drama (não fosse ele, não seria eu).

Gratidão!
Dawton Valentim

0 comentários:

Postar um comentário

Algum acréscimo?