Alô, Letrista! Seja bem-vindx ao blog do Curso de Letras da UECE - Fortaleza! Avante?! Hoje é

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Letras na UECE: 3 maneiras de não perder nenhuma atualização

Com o surgimento de cada vez mais mecanismos de comunicação, a demanda por informação e melhores maneiras de difusão da informação só cresce. Não conseguir saber sobre um evento ou perder um prazo importante são só alguns dos reflexos da falta de uma centralidade na divulgação de eventos, notas, editais, listas de concludentes etc. E isso só comprova a necessidade que tínhamos de um espaço de fácil acesso, bem atualizado e em sintonia com os vários departamentos que integram o Curso de Letras da UECE. O Blog Letras na UECE, depois de três anos de lançamento, foi reformado à luz dessa reflexão. Ficar em sintonia com o que acontece "na Letras" está ainda mais fácil! Neste post, vamos mostrar 3 maneiras de não perder nenhuma atualização de nosso blog.

1. O Curso de Letras da UECE no seu celular!

Imagine que é o último dia de matrícula, ou o último dia para dar entrada na contagem das atividades complementares, ou o último dia para concorrer àquela bolsa e você se esqueceu completamente. Imagine, ainda, que você está prestes a sair de casa e nem desconfia que o professor do AB acabou de ligar para a secretaria do curso para avisar que não poderá ir à UECE. Estar atento a tudo o que acontece no Curso de Letras é mais difícil do que parece. Num curso com cerca de 1000 estudantes, não é difícil encontrar alguém que não usa ou que tem pouco acesso ao Facebook, ou que não usa WhatsApp, ou que não tem um smartphone etc. Por isso, é necessário pensar em estratégias que alcancem o maior número possível de pessoas. O Canal @LetrasUECE no Telegram surgiu daí e é atualizado pela edição do Blog Letras na UECE, pela secretaria do curso e pela própria coordenação.

Com o canal é possível estar em sintonia com o que é publicado no Blog Letras na UECE direto do celular. Ou melhor, é possível receber notícias em primeira mão! Enquanto um post do blog ou no Facebook leva de 10 a 20 minutos para ser editado, publicado e compartilhado, uma mensagem via Telegram não leva, em média, mais do que 5 minutos para ser digitada e transmitida. Assim, antes de sair de casa, você recebe uma notificação de que o professor do AB não poderá ir, ou que é o último dia de algum prazo ou alguma outra notícia que precisou ser compartilhada com mais rapidez do que blog, Facebook e afins oferecem.



O Telegram é um aplicativo de mensagens muito parecido com WhatsApp, mas com diferenças fundamentais para ter sido escolhido por nós para ser uma maneira de contato. O aplicativo, que pesa bem menos do que outros mensageiros, permite a criação de canais, que são espaços em que podemos publicar imagens, gifs, vídeos, áudios, arquivos em PDF, DOC e em outros formatos e mensagens em geral para um número ilimitado de pessoas que "seguem" o canal. Tudo simples, fácil e rápido! Entre outras vantagens que o aplicativo oferece, destacamos a possibilidade de conversar com pessoas por meio de seus nomes de usuário e não, necessariamente, por seus números de telefone (@emiliaholanda, secretária do Curso de Letras, por exemplo); os grupos podem comportar até 1000 membros; o armazenamento na nuvem que não faz com que os arquivos enviados e recebidos pesem na memória do celular; e a possibilidade de enviar anexos de até 1,5GB de tamanho (muito mais do que se pode enviar, por exemplo, por e-mail).

E para estudantes que não possuem smartphones, o aplicativo possui versão para desktop, web e tablet, ou seja, é possível acessar o canal @LetrasUECE de um dos computadores do laboratório de informática do Centro de Humanidades, por exemplo.

Você pode conferir mais sobre o aplicativo clicando aqui.

2. O Curso de Letras na sua timeline do Facebook

O Facebook é, atualmente, a maior rede social do mundo, em número de integrantes. A rede possui mais de 1 bilhão de perfis e tomou o lugar do antigo Orkut como ponto de encontro on-line. Por isso, é importante que também estejamos lá. E estamos! O Blog Letras na UECE já possui uma página no Facebook, facebook.com/letrasuece, por onde é possível acompanhar atualizações de nosso blog e notícias relacionadas ao universo do curso.

Nos últimos meses, o Facebook reduziu a visibilidade das publicações de páginas que não pagam por anúncios. O Letras na UECE, hospedado inteiramente em maneiras gratuitas de comunicação, está nesse rol. Por isso, nem todas as nossas publicações aparecerão imediata ou facilmente em seu feed. Mas temos uma dica! Indo em nossa página, pondo o cursor do mouse sobre o botão "curtiu" e clicando em "Notificações" (como na imagem abaixo), você pode "ativar" o recurso de notificações da página. Ou seja, sempre que publicarmos alguma coisa em nossa página no Facebook, você será notificado (como quando alguém comenta uma de suas fotos ou te marca em algum post), garantindo que nada passe despercebido.




3. O Curso e Letras no seu e-mail



Mas, no fim das contas, você não tem smartphone, nem perfil no Facebook (ou Twitter, ou Google Plus), nem computador em casa, nem tempo de ir ao laboratório do CH sempre (o que não é incomum, considerando que muitos de nossos estudantes precisam conciliar trabalho, faculdade e família). Você ainda pode receber nossas atualizações na caixa de entrada do seu e-mail (não vamos nos esquecer de que todos temos ou deveríamos ter um e-mail institucional, @aluno.uece.br)! No fim da página de nosso blog, como na imagem acima, é possível encontrar o recurso "Letras no seu e-mail". É por meio desse recurso que você pode assinar nosso blog e receber todas as atualizações publicadas aqui. No fim deste post, também é possível assinar o blog.

Resumo da ópera...
Sabemos que não é possível (ainda) alcançar todos que queiram ficar em sintonia com o que acontece no Curso de Letras da UECE. São muitas pessoas, muitas histórias de vida e muitas realidades que não conseguimos imaginar. Mas também sabemos que uma ou duas (ou as três) das maneiras de comunicação apresentadas aqui são recursos inéditos (não só em âmbito de UECE!), eficazes e com potencial para servirem bem a seus respectivos propósitos. 

E mais novidades vêm aí! :)


___________________
Quer ficar por dentro de tudo o que é publicado em nosso blog? Nos acompanhe por e-mail, assinando nossa newsletter ou nos acompanhando no Telegram (@LetrasUECE).
Digite seu endereço de e-mail:

0 comentários:

Postar um comentário

Algum acréscimo?