Alô, Letrista! Seja bem-vindx ao blog do Curso de Letras da UECE - Fortaleza! Avante?! Hoje é

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O que são as atividades complementares e como solicitar a contagem?

14/08/2013 - Fortaleza
Atualização: 10/05/2016
Atualização: 04/04/2017

Hoje, com o objetivo de sanar algumas das tantas dúvidas que não só novatos, mas também alguns veteranos têm, vamos falar mais sobre essas tais de atividades complementares. Durante a primeira semana de aula, para novatos, normalmente, são distribuídos livretos com o título "Orientação Acadêmicas". Nesse material constam inúmeras informações sobre o funcionamento da Universidade, algumas delas são as atividades complementares.

Na UECE, a resolução CEPE nº 3241 estabelece os critérios para as atividades complementares. 

Toda e qualquer atividade extra sala de aula, seja de aprofundamento e/ou ampliação da formação profissional e que guarde correlação ou conexão com áreas de conhecimento do seu curso de graduação, poderá ser incluída nesta categoria. São exemplo de atividades complementares: eventos científicos, cursos de informática, cursos de línguas, monitoria, pesquisas de iniciação científica, estágios não-obrigatórios, atividades esportivas, culturais, dentre outras.
Traduzindo? Tudo o que você fizer a partir do momento que efetuou sua primeira matrícula da Universidade e expedir certificado ou declaração de participação é válido para a contagem das horas complementares. Ao fim do curso (no penúltimo ou último semestre), a contagem das atividades complementares poderá ser feita. Essa solicitação tem um período específico para ser feita, que pode ser visto no calendário acadêmico do semestre. A contagem é feita pela coordenação de cada curso e o "saldo" de horas deverá ser de, no mínimo, 204h (12 créditos). Esses 12 créditos serão adicionados aos créditos cursados em disciplinas optativas e obrigatórias e o aluno será liberado para colação de grau.

Síntese:

  • Atividades complementares são atividades feitas fora de sala de aula (palestra, mesa-redonda, colóquio, curso, minicurso, tudo que der certificado e declaração).
  • Só contam as atividades realizadas a partir do semestre de ingresso na universidade. Se você faz um curso de idiomas, só contarão os semestres que coincidirem com o período do curso de graduação.
  • A contagem deve atingir 204h, mas a soma é feita pela coordenação com uma fórmula própria.
Mesmo que você desconfie de não ter atingido a quantidade de horas necessárias, recomendamos que a solicitação da contagem seja feita. No Curso de Letras, os estudantes são avisados quando não atingem o mínimo de horas necessário e têm a chance de adicionar mais certificados ao processo. 

Para a solicitação, é preciso que o aluno preencha uma ficha e a leve ao Campus Itaperi (Protocolo Geral). Com a ficha preenchida (disponível a seguir), o aluno deve levar as fotocópias de todos os certificados que possui desde o início de seu curso e que contribuirão para a contagem. A ficha pode ser preenchida sem a preocupação com a divisão em núcleos. 


Letras
Mais dúvidas? Comentem aqui embaixo, afinal o tutorial estudantil é de vocês!

0 comentários:

Postar um comentário

Algum acréscimo?